Terrário: Ecossistema auto-sustentável
Damos o nome de ecossistema ao ambiente em que há interação entre os seres vivos que ali habitam e o meio. Há vários tipos de ecossistemas, que podem ser de diversos tamanhos, como um pequeno lago ou a floresta Amazônica.
Nos ecossistemas há um perfeito equilíbrio entre os fatores bióticos e abióticos que o compõem. Os fatores bióticos são os seres vivos que habitam no ecossistema, desde animais predadores até fungos e bactérias que decompõem os restos de plantas e animais mortos. Entre os fatores abióticos podemos citar a água, pH, temperatura, rochas, lama, entre tantos outros. Em um ecossistema, sempre há três tipos de organismos: produtores, consumidores e decompositores. Eles mantêm o constante equilíbrio do ecossistema.
Os terrários são modelos de ecossistemas terrestres em pequena escala por meio dos quais, procura-se reproduzir as condições do meio ambiente. Fundamenta-se no princípio da manutenção de plantas em um meio auto-sustentável onde a água, o ar e os nutrientes são reciclados num espaço limitado. Além disso, permite-nos observar fenómenos da natureza, como o ciclo da água (só possível de ser observado em terrários fechados).
Quando a temperatura aumenta, a água que foi colocada uma única vez no terrário, juntamente com a água proveniente da transpiração das plantas, evapora-se e dá origem a uma enorme concentração de vapor. A atmosfera, criada pelo terrário fechado, não consegue absorver todo o vapor e quando este encosta na parede do recipiente, que está a uma temperatura mais baixa, condensa (transforma-se em gotículas que se depositam no teto e nas paredes do terrário). E quando a umidade atinge um estado máximo, chove no terrário. As gotículas precipitam-se para o solo, molhando de novo a terra. E reinicia-se o ciclo da água. Um terrário também nos ajuda a perceber melhor, e de uma forma fácil, como funciona a camada de ozônio. Essa tarefa é desempenhada pela tampa do recipiente. Sem ela, o vapor perder-se-ia no espaço. Não haveria o fenónemo das "chuvas" e nem existiria o ciclo da água.
Como fazer um terrário?
Para fazer um terrário, são necessários os seguintes materiais:
Aquário ou qualquer outro recipiente de vidro;
Plantas;
Areia e cascalho;
Água;
Plástico filme;
Material decorativo (opcional).
Inicialmente, coloque cascalho e areia no fundo do aquário para compor o solo do terrário. Regue esse solo com um pouco de água e plante algumas espécies vegetais, de preferência, plantas de pequeno porte. Coloque um pouco de água em um recipiente e, então, ponha-o dentro do aquário. Após montar esses elementos, cubra o terrário com plástico filme.
Trabalho realizado por Eduarda, Camila, Igor, Isabella Miguel, Joana e Yasmin

Comentários
Postar um comentário